quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dia Mundial da Raiva - 28 de setembro/2008

Que "pequena" coincidência... justamente nesta semana nossos alunos da UFMT estão sendo vacinados contra raiva - para que possam participar da campanha de vacinação dos animais do município de Sinop - e encontrei no site da Organização Panamericana de Saúde (PAHO) os logos do Dia Mundial da Raiva, que este ano será agora em setembro, dia 28. É uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva, diretamente ligada ao PAHO.

O controle da raiva é uma iniciativa importantíssima, considerando que a raiva mata. Mata o morcego, o bovino e eqüino, o cão e o gato... e o homem. De acordo com dados do PAHO, em torno de 55.000 pessoas morrem de raiva todos os anos. Lembrando que a raiva é uma doença viral, cujo agente pertence à família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus. O vírus é eliminado pela saliva do indivíduo contaminado e a inoculação via mordedura é a principal porta de entrada.

A raiva pode - e deve - ser prevenida, lembrando que, dependendo da região, os animais devem ser vacinados anualmente e, para humanos, existe o esquema de vacinação pós-exposicional (após sofrer agressão por animal suspeito de raiva) e o pré-exposicional (para indivíduos do "grupo de risco": acadêmicos de veterinária e médicos veterinários, profissionais de saúde, etc.). Vá até um posto de saúde e informe-se sobre a vacinação em pessoas. E seu veterinário poderá conversar sobre a prevenção nos animais.

No site do Dia Mundia da Raiva (inglês ou espanhol) você encontra dicas de como "envolver-se" com a campanha, seja adquirindo produtos relacionados, vacinando seus animais, avisando aos amigos ou como voluntário. Até os personagens de Maurício de Souza estão na campanha, lá está a Turma da Mônica para a educação de crianças.

Obtenha informações junto à Secretaria de Saúde de seu município, centro de controle de zoonoses, sociedade protetora dos animais... caso não haja campanhas de vacinação dos animais, não hesite: promova!

Nenhum comentário: