quinta-feira, 28 de maio de 2020

Reflexão sobre a pandemia.

Hoje é 28 de maio de 2020. Estamos vivendo uma pandemia. E não estou mais apavorada com o vírus ou com a possibilidade de morrer, como estava em março. Estou apavorada como que está acontecendo no Brasil. Me sinto derrotada, com vergonha de ser brasileira e sem estímulo para nada. Não vejo sentido algum no meu trabalho, nas pesquisas, nas investigações... Talvez seja a primeira pandemia de minha vida, talvez seja também a última. Sou professora de epidemiologia há 14 anos. Esta deveria ser a maior oportunidade de ensinar, de aprender e de contribuir com a ciência da minha vida! Mas não. Todos os dias, desde 17 de março e sem exceção, temos que brigar contra notícias falsas, lutar contra as “teorias da conspiração” e contra os anti-ciência, temos que provar o tempo todo que vacina de cachorro não deve ser usada em gente, temos que gritar que o “vírus de laboratório” não foi criado no laboratório! Isso esgota. Drena completamente as forças. E não suficiente, vivemos um caos político por pura falta de GOVERNANÇA!!!!!!

Nunca vi tanta falta de educação e de respeito. Um absurdo de falta de planejamento e preparação. Tanta falta de decoro, falta de empatia. Falta de gerência! O Brasil está acabando. “O país do futuro” está revivendo um passado horroroso e não consigo ver sequer uma solução para isso. Os discursos de defesa de economia e saúde foram todos substituídos por polarização política. Não é possível que estejamos passando por isso EM PLENA PANDEMIA, é mais que surreal! São mais de 25.000 (VINTE E CINCO MIL!!!!!!) mortos no Brasil pelo coronavírus, "E daí?". Nunca vi tanta ofensa a outras nações e aos próprios brasileiros. Nunca vi tanta falta de respeito com a dor de quem sofreu o holocausto e tantos outros horrores. Nunca vi tanto desprezo pela ciência, pela ordem e pelo progresso. Nunca vi tanto “copy and paste” de comportamentos do Trump, SEM CONDIÇÃO DE ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS!!!!! Este país depende de commodities e nossos compradores são ofendidos dioturnamente! Até que ponto vai a liberdade de expressão e o limite do respeito ao próximo? Quem, nesse mundo inteiro, investiria no Brasil? Este país me envergonha. O comportamento de cima para baixo me envergonha. A população deliberadamente sem se proteger, me envergonha. Não temo o coronavírus, temo a guerra civil. Temo a desordem e o regresso. Temo essa treva que estamos vivendo. E não tenho nem para onde fugir.

Nenhum comentário: