sábado, 7 de novembro de 2009

Software para Estatística em Epidemiologia

Nessas andanças pela internet consegui encontrar algumas informações interessantes para compartilhar. Segue abaixo algumas ferramentas para o auxílio nos cálculos estatísticos tão importantes na epidemiologia quantitativa, já que sem números não conseguimos mais descrever, hipotizar ou analizar nada!



EpiTools
Site criado pelo AusVet Animal Health Services e financiado pelo Australian Biosecurity Cooperative Research Centre. Oferece diversas ferramentas (MESMO!!) para pesquisadores e epidemiologistas, com foco especial em sanidade animal, para estimar a prevalência de doenças ou demostrar a ausência de doença através de inquéritos bem estruturados ou ainda para outras aplicações epidemiológicas.


 Open Source Epidemiologic Statistics for Public Health
O OpenEpi é um software open source, disponível para uso online ou, se preferir, pode baixá-lo e usar offline. Dispõe de todas as ferramentas para estudos descritivos e analíticos: análise estratificada, pearson, cálculo de N amostral, tabela de números aleatórios, sensibilidade e especificidade... fácil de trabalhar e opera em diversos sistemas operacionais. Recomendado pelo CDC. Visite o OpenEpi clicando aqui.




The R Project for Statistical Computing
O R também é um software livre, para estatística e gráficos. Roda em plataformas Mac, Unix, Windows e não tem versão online. Visite o R clicando aqui.


O EpiInfo é um dos programas mais "famosos"para criação de questionários e análise de dados epidemiológicos. Possui as ferramentas de criar formulários, inserir dados, analisar as informações e ainda a confecção de mapas compatíveis com o ArcView®-compatible GIS. Programa veiculado pelo CDC. Roda somente em Windows. Para acessar o EpiInfo, clique aqui.

Vale a pena ainda aproveitar para visitar outros ambientes relacionados ao ensino, divulgação e análise epidemiológica:

LEB: Laboratório de Bioestatística e Epidemiologia - FMVZ/USP - O Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística possui quatro docentes ligados diretamente às suas atividades e interage com os diversos laboratórios do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da FMVZ USP e de diversas instituições que atuam em medicina veterinária preventiva no país e no exterior.


Virtual Laboratories in Probability and Statistics - The goal of this project is to provide free, high quality, interactive, web-based resources for students and teachers of probability and statistics.

Um comentário:

Carlos Tomaz disse...

Oi, tenho um blog sobre Med. Veterinária, você se interessa em fazer parceria? Entre em contato ou veja no blog na seção "Parceiros".

http://lardaveterinaria.blogspot.com

@carlostomaz