sábado, 23 de agosto de 2008

Saúde Pública Veterinária


Texto sucinto - porém com conteúdo - que encontrei no Blog do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Évora/Portugal (http://saudepublica.wordpress.com/).
Navegue no Blog e confira as diversas seções - bem-estar animal, saúde ambiental, segurança alimentar, zoonoses e muito mais. Lembrando que o texto está em PT-PT.
A imagem acima também pertence ao Blog da Universidade de Évora.

Saúde Pública Veterinária

Entende-se por saúde pública veterinária todas as acções passíveis de serem desenvolvidas pelo médico veterinário, com o fim de proteger, manter e/ou melhorar a saúde do Homem, tanto sob o ponto de vista do bem-estar físico e mental como social.

Este conjunto de acções incide tanto nas relações (directas e/ou indirectas) do homem com os animais, como em todas as acções que visam a produção de produtos e sub produtos de origem animal, e o impacto das mesmas no meio ambiente.

O campo de acção do médico veterinário de saúde pública é por isso muito amplo, actuando não só a nível da saúde e protecção animal, garantindo assim a saúde humana através do combate a doenças zoonóticas e a segurança sanitária dos produtos de origem animal, como também tem responsabilidades na preservação do meio ambiente.

O aumento da população humana condiciona de forma inequívoca o tipo de produção animal, que por sua vez determina o quadro nosológico com que o médico veterinário tem de lidar. São de realçar o aparecimento de novos agentes patogénicos que, numa perspectiva darwiana, estão cada vez mais aptos a sobreviver aos meios desenvolvidos pelo homem para os combater.

A possibilidade de disseminação de agentes patogénicos, potenciada pela globalização mundial do comércio, e o aumento do tráfego, quer de pessoas quer de animais, aumentou significativamente a possibilidade da ocorrência de zoonoses com carácter pandémico.

Além disso, a alteração do tecido sócio-económico, promoveu uma urbanização acelerada, com alteração de comportamentos na área do consumo, com o aumento da procura de produtos prontos a serem consumidos. Este aspecto leva a que várias fases do processamento e transporte de alimentos possam ser facilmente comprometidos, afectando um grande número de pessoas, o que não sucede numa economia de subsistência.

Por outro lado, as alterações demográficas, com o aparecimento de públicos mais vulneráveis e com cada vez maior peso na sociedade, colocam novos desafios na área da saúde pública, ao médico veterinário.

Sendo uma área relativamente recente no que ao ensino diz respeito, não há balizas demarcadas, o que a torna extremamente aliciante, posicionando novamente a profissão do médico veterinário como um pilar essencial da saúde pública, como já o foi no passado.

Nenhum comentário: