sexta-feira, 4 de março de 2011

Programa de Zoonoses da Região Sul e Manual de Zoonoses


Vale a pena conferir o site http://www.zoonoses.org.br/, que divulga um projeto excelente, realizado com parceria dos CRMVs PR, SC e RS.

No site é possível baixar o Manual de Zoonoses, Vol. I - 1a edição, versão em .PDF, que traz informações sobre brucelose, febre amarela, febre maculosa, gripe aviária, larva migrans, leishmanioses, leptospirose, raiva, toxoplasmose e tuberculose.

Do site:

"Sobre o projeto: Com o evidente processo de globalização e sabendo que as zoonoses não têm fronteiras, a integração entre estados é necessária para que ocorra um processo eficaz de informação visando a uma sólida conscientização dos profissionais envolvidos e, consequentemente, da sociedade.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 60% dos patógenos humanos são zoonóticos, 75% das enfermidades emergentes humanas são de origem animal e 80% dos patógenos que poderiam ser usados em bioterrorismo também são de origem animal.

Ao unir esforços, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária da Região Sul pretendem informar os profissionais e conscientizar a população sobre os riscos que as zoonoses podem trazer à saúde pública, ambiental e animal.

Para isto, foi criado o Programa de Zoonoses – Região Sul, que possui como fer-ramentas de comunicação dois veículos: este Manual sobre Zoonoses e também o site www.zoonoses.org.br. A ideia é a constante atualização dos materiais, com a publicação de outras zoonoses em novos volumes, bem como a atualização periódica do endereço na internet. Neste primeiro momento, o Programa aborda com destaque as dez zoonoses com maior incidência e importância na região."

Um comentário:

Raimundo Tostes disse...

Pois é, Ju.
Fizemos o nosso primeiro podcast. Espero que o primeiro de muitos. Nossa ideia é que no Encontro Nacional de Patologia Veterinária (ENAPAVE), que será em Goiânia, no mês de setembro, nós façamos muitas entrevistas para divulgar o que os colegas estão pesquisando no Brasil. Acho que os podcasts tem um grande potencial para uso no blog.
Também tivemos um dia inteiro na nossa semana pedagógica para discutir o potencial didático dos blogs na universidade. O resultado é que muitos professores criaram seus blogs.
Nossa blogosfera está crescendo.
Eu sempre cito o seu como referência.
Grande abraço.