segunda-feira, 8 de março de 2010

Auxílio na escolha de antimicrobianos*


Procurando informações sobre antimicrobianos, encontrei um site que traz uma excelente ferramenta de auxílio na escolha de antimicrobianos em veterinária, o Veterinary Antimicrobial Decision Support - VADS*, elaborado por diversas Universidades americanas.  Dentre as diversas ferramentas, possui tabelas de sensibilidade, nas quais você escolhe os antimicrobianos e os microrganismos, clica em "Show data" e ele mostra gráficos com as performances dos antimicrobianos frente aos microrganismos selecionados.

Na aba "Library" você acessa informações sobre farmacocinética, farmacodinâmica, revisões sobre doenças, microrganismos isolados e terapia antimicrobiana, além do "VADS Online Resources", que traz muita informação a respeito de antimicrobianos.

Em algumas seções o site apresenta opções somente para bovinos ou suínos, mas os desenvolvedores explicam que em breve devem ser adicionados novas informações - e outras espécies animais.

Über legal!

 * Em inglês / In English

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo blog, sou estudante e adoro a área de micro, aqui me ajudou muito. Estou empolgadissima no atb decision support. Adorei. Vou visitá-la sempre!
caroline

Juliana Arena Galhardo disse...

Olá Caroline!
Esteja à vontade para dúvidas, críticas e sugestões - e volte sempre!

Abraço.

Anônimo disse...

Boa noite Juliana, ja que vc falou pra eu me sentir a vontade vou me sentir mesmo!
Faço veterinaria em SP, sou bolsista da Univ Anhembi Morumbi, sempre tive muita vontade de fazer iniciação cientifica ou pesquisas em geral, adoro ler e estudar, cada vez que descubro algo quero saber mais e mais, entende? Mas sinto pouco estimulo na minha universidade quanto a pesquisa. Infelizmente. Uma vez tentei correr atras disso, mas nao deu em nada... Bem ao lado da USP, mas tão longe por outro lado...
Ah, se vc puder me ajudar, estou a procura de livro de inspeção/tpoa, se vc souber de algum, agradeço. não achei nenhum na biblioteca da minha faculdade nem em loja de livros.


*Cheguei no sou blog pelo site do prof. Raimundo Tostes, patologista.

Juliana Arena Galhardo disse...

Olá Carol,
Sobre inspeção, conheço dois (um de leite e um de carne) que foram editados pela Unesp. Tem outros que não conheço bem, mas os profs usam como referência aqui na UFMT. Vou procurar as referências e te passo.
Sobre pesquisa e IC, você já tentou alguma coisa na USP mesmo? Às vezes, dependendo da área, pessoas de outras univ. são bem-vindas! Nem que seja só para estágio.
continue à vontade!
Abraço,
Juliana.