domingo, 14 de março de 2010

Calendário de vacinação - Gripe A

No Brasil (Folha Online, link da notícia aqui):

O Ministério da Saúde divulgou o cronograma de imunização contra a gripe suína (H1N1) e investimentos contra a segunda onda da doença. Serão 83 milhões de doses da vacina. A estimativa do governo é imunizar 62 milhões de brasileiros. 

Haverá quatro etapas de vacinação, de 8 de março a 7 de maio. Caso ocorram alterações na situação epidemiológica ou na disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados numa quinta etapa.



Em Sinop (Prefeitura Municipal de Sinop, link da notícia aqui):

Influenza A: 1ª etapa da Campanha deve imunizar 700 profissionais da área de Saúde

Cerca de 700 profissionais que atuam na área de Saúde nas redes pública e particular de Sinop serão vacinados na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza A (H1N1), popularmente chamado de gripe suína. A vacinação teve inicio nesta segunda-feira (08) e vai até o dia 19 de março. A fase também é destinada a população indígena que vive em aldeias, mais o município de Sinop não possui nenhuma.
 “Recebemos 900 doses de vacina, mas existe uma perda de aproximadamente 20% no ato de aplicação. Iniciamos a campanha pelo Pronto Atendimento e depois vamos seguir para as demais unidades particulares e públicas. A prioridade é para os profissionais que estão expostos aos riscos de contrair a infecção no contato com possíveis suspeitos da doença”, disse Cecília Nogami, coordenadora de Vigilâncias em Saúde de Sinop.  
 Nesta etapa estão incluídos todos os profissionais que atuam na assistência à saúde como: profissionais da atenção básica (estratégia saúde da família e unidades no modelo tradicional); profissionais das unidades de média e alta complexidade que são referência para atendimento e internação dos portadores/suspeitos do vírus da Influenza A (H1N1), sendo eles: médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza, segurança e motoristas de ambulância; profissionais de laboratório que realizam coleta do exame ou processam amostras de material de H1N1 para envio à referência e profissionais de vigilância epidemiológica, que atuam na investigação de casos.
Cerca de 40 mil pessoas devem ser imunizadas em Sinop durante as cinco etapas que compõem a Campanha. 
 A campanha é para evitar a disseminação do vírus. Em 2010 não tivemos nenhum caso da gripe em moradores de  Sinop. Em 2009 foram registrados  10 casos de Influenza A e 29 suspeitos , entre os casos confirmados tivemos um óbito”, detalhou Alberto Kinoshita, secretário de Saúde de Sinop.   

Nenhum comentário: