quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mais do Porco...

Mais uma vez o ProMED vem trazer valiosas informações para a população, e desta vez sobre a Influenza Suína. Não deixe de ler até o final - concordo em gênero, número e grau com o comentário!!!

INFLUENZA SUINA, ATUALIZACAO (05)
*********************************
Uma mensagem / Una mensaje / de ProMED-mail
ProMED-mail e um programa da / es un programa de la International Society for Infectious Diseases

Data: Quarta-feira / Miercoles, 28 de abril / Abril de 2009
De: ProMED-PORT
Fonte: JB Online [29.04.2009]
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/04/29/e290424374.asp

Alemanha tem primeiros casos de gripe suína e México diz que mortos são 7

BERLIM - O governo da Alemanha confirmou nesta quarta-feira os primeiros três casos de gripe suína. É o nono país a registrar o vírus da doença, que já atingiu os estados Unidos, Israel, Nova Zelândia, Canadá, Espanha, Reino Unido, Costa Rica e México.

O Ministério da Saúde alemão informou ainda que mais seis pessoas apresentaram os sintomas da doença e aguardam os resultados dos exames.

Todas retornaram recentemente de viagens ao México.

Autoridades sanitárias da Alemanha anunciaram que o número de casos de gripe suína deve aumentar, pois cerca de nove mil alemães estão em viagens turísticas ao México.

E o governo mexicano afirmou na noite desta terça-feira que o número de mortes comprovadas relacionadas ao vírus da gripe suína é de apenas sete, e não 20, como havia sido divulgado anteriormente. O ministro da Saúde do México, José Córdoba, confirmou 2.498 casos de hospitalização por pneumonia grave, que foram tratados como casos suspeitos de gripe suína. Desses casos, 159 pacientes morreram. Mas apenas sete mortes, segundo ele, estão comprovadamente relacionadas ao novo vírus. As demais mortes, inicialmente atribuídas ao vírus após um exame inicial em um laboratório canadense, ainda deverão passar por novos testes de confirmação.

O governo decidiu proibir o funcionamento de estabelecimentos comerciais com grande concentração de pessoas, como restaurantes, bares, discotecas, salões de festa, centro de convenções, centros esportivos e academias até o dia 5 de maio. Os restaurantes que têm serviço de entrega podem continuar funcionando. As aulas também permanecem suspensas.

Depois do México, os Estados Unidos são o país mais atingido pela doença, com 64 casos confirmados. O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou estado de emergência na região como medida de precaução, mas afirmou que não há motivos para alarme. Pelo menos 11 casos da doença foram confirmados na Califórnia.

Também nesta terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, empossou oficialmente Kathleen Sebelius na Secretaria da Saúde, logo após seu nome ser aprovado pelo Senado. Ela renunciou ao governo do Kansas para assumir a pasta. Obama afirmou que queria apressar a posse da nova secretária para que ela pudesse tomar as medidas para combater o surto de gripe no país.

Já o Ministério da Saúde do Brasil informou que acompanha 20 casos de pessoas com suspeita de contaminação pela gripe suína. Os casos foram registrados em oito estados do país. O Paraná é o estado com mais casos suspeitos (4), seguido de Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina (3), Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (2 cada) e Pará (1). Segundo o ministério, esses casos estão sendo monitorados. Ainda há casos - registrados pelas secretarias de saúde estaduais - que não estão sendo acompanhados pelo governo federal nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

O Ministério da Saúde também divulgou uma lista com os 51 hospitais em todos os estados e no Distrito Federal preparados para atender eventuais casos de gripe suína. Funcionários do Disque Saúde, do Ministério da Saúde, foram treinados para tirar dúvidas da população sobre a doença. A escolha dos 51 hospitais obedeceu ao critério de referência, ou seja, possuem estrutura suficiente para detectar de forma precoce os sintomas da doença, além de estabelecer tratamento adequado e isolamento, se necessário.

O Ministério da Saúde também divulgou que o Brasil receberá 54 mil doses do medicamento Tamiflu, utilizado no tratamento da doença. Segundo o ministério, o governo brasileiro já possui o equivalente a 90 milhões de doses do remédio estocadas no almoxarifado do órgão. A compra foi classificada como rotina. Informou ainda que a encomenda já havia sido feita em janeiro deste ano, antes do surto de gripe suína. A Associação Brasileira dos Agentes de Viagem foi convocada para uma reunião com o objetivo de ajudar nas informações aos turistas. Segundo o ministério, por enquanto não há a intenção de suspender a venda de passagens aéreas que tenham como destino as áreas afetadas pela doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou que seja reforçada a limpeza de aviões provenientes das áreas que já registraram casos confirmados de gripe suína – entre eles México e Estados Unidos – e que tenham como destino os aeroportos do Brasil. A medida, de praxe em voos internacionais, foi tomada na sexta-feira, acrescentando a necessidade de que os funcionários responsáveis pelos serviços utilizem equipamentos especiais de proteção individual. Segundo a Anvisa, foram enviados 20 mil folhetos educativos sobre a doença para o aeroporto de Guarulhos (SP), 20 mil para o Galeão (RJ), outros 20 mil para Confins (MG) e 20 mil para Salvador. O material, escrito em português, espanhol e inglês, lista os sintomas da doença e orienta os passageiros que chegaram do México, EUA ou Canadá a procurarem o hospital, caso se sintam mal. Ao todo, serão confeccionados um milhão de panfletos.

Também estão sendo veiculados avisos sonoros nos três aeroportos, além de Salvador, Fortaleza e Recife, alertando sobre a doença. As tripulações dos aviões que partem do México, Estados Unidos e Canadá com destino ao Brasil receberam a determinação de orientar os passageiros.

E o governo da Argentina anunciou a suspensão de todos os voos provenientes do México a partir desta quarta-feira, em uma tentativa de evitar que o vírus da gripe suína chegue ao país. A medida deve valer até à próxima segunda-feira.

Já a organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)anunciou o envio de uma equipe para investigar fazendas comerciais de criação de porcos no México que poderiam ser a fonte do surto de gripe suína.

Cometário:
[As notícias não informam uma coisa importante, ou, pelo menos, eu é que não vi ainda. Na verdade, o número de óbitos CONFIRMADOS por influenza suína no México é agora menor, isso se deve ao fato de que exames confirmatórios estão sendo feitos. O número de óbitos no México está caindo.

Se não morreram de influenza suína, de que teriam morrido?

Ainda entendo que deve haver uma co-infecção associada.

Casos vão ser encontrados em todo o mundo, trata-se de uma questão de fazer exames confirmatórios. Muitos jornais brasileiros dizem: ...com os sintomas da influenza suína... Isso não existe, pois os sintomas são absolutamente iguais aos de qualquer influenza.

A situação continua estranha. O sequenciamento do vírus mostra que a passagem de suínos para humanos foi há algum tempo, quando e onde?

Muito ainda está por ser explicado – ljs]

Nenhum comentário: