sábado, 25 de abril de 2009

A culpa é do porco?


De: http://www.3dscience.com/Resources/Influenza_Virus.php

Sobre a Influenza Porcina...
Atenção leitores, agora não é hora de pânico. É hora de VIGILÂNCIA. Como é de domínio comum, os vírus Influenza são capazes de mutar. E muito. E a epidemia de "gripe suína" só chegará ao Brasil se vier de avião.

Vale a pena ler o artigo de Nelson Rodrigo da Silva Martins, da UFMG (Leia Aqui) que traz uma revisão sobre a Gripe Aviária nos últimos dez anos - e gripe aviária tem tudo a ver com gripe suína... esclarecimento da população é o que nos concerne. E vigilância também.

Para melhor esclarecer sobre ações que estão sendo tomadas, coloco a notícia que li "fresquinha" em: Veja Online
****************************************************
18:12 | Destaque
OMS declara que surto de gripe suína é preocupação mundial
25 de Abril de 2009

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou neste sábado que o surto de gripe suína no México, o qual afeta também os Estados Unidos, é uma "emergência de saúde pública de preocupação internacional".

Margaret Chan, diretora-geral da OMS, fez um apelo para que todos os países aumentem a vigilância.

Num comunicado baseado na orientação que ela recebera de um comitê de especialistas da OMS, a organização afirmou que "a diretora-geral determinou que os eventos atuais constituem uma emergência de saúde pública de preocupação internacional".

Os especialistas concordaram que mais informações eram necessárias antes de se decidir sobre um aumento de grau no sistema de alerta da OMS para pandemias. Na escala de 1 a 6, o estado atual é 3.

(Reportagem de Stephanie Nebehay)

****************************************************
Ainda em tempo, notícia sobre a situação do Brasil:
(não deixe de visitar o site do Ministério da Saúde!)

Plantão | Publicada em 24/04/2009 às 19h51m

Ministério da Saúde nega que haja circulação do vírus da gripe suína no Brasil

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que "não há evidencias da circulação do vírus da influenza suína no Brasil, nem em humanos, nem em animais". Segundo nota divulgada pelo ministério, o país conta com uma "rede de vigilância para monitorar a circulação das cepas de vírus respiratórios composta por 19 Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS)".

Além disso, segundo o ministério, todas as secretarias estaduais de Saúde foram acionadas para intensificar o processo de monitoramento e detecção de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas, a partir da rede de vigilância de influenza e de laboratórios.

O ministério também informa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomendou restrições de viagens às áreas afetadas, nem de entrada de passageiros vindos desses países.

"As vacinas contra influenza atualmente disponíveis não oferecem proteção contra infecção deste vírus. Portanto, até o momento, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção e controle para este evento", diz o texto.



(Do artigo de Martins, NRS. Rev. Bras. Cienc. Avic. vol.3 no.2 Campinas May/Aug. 2001)

Nenhum comentário: