domingo, 29 de maio de 2016

Resistência a antimicrobianos e saúde única - o papel do Médico Veterinário




Recentemente foi isolada uma cepa multirresistente de Escherichia coli de uma paciente nos Estados Unidos - resistente a todos os princípios testados, inclusive à colistina, que não é um antimicrobiano novo porém é utilizado apenas em casos especiais - e aparentemente os genes de resistência a este antibiótico já estão se desenvolvendo e se espalhando. Com mais esta evidência, nos cabe alertar a todos os envolvidos na cadeia alimentar da urgente necessidade de usar racionalmente os antimicrobianos e cabe ao médico veterinário o primeiro passo nessa jornada.
 
http://www.oie.int/en/for-the-media/amr/

A Organização Mundial da Saúde, Organização Mundial de Saúde Animal e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura se juntaram no conceito de saúde única e um dos principais tópicos abordados é o combate ao uso indiscriminado de antibióticos junto aos países membros da OMS-OIE-FAO - Nações Unidas. Não se trata apenas de mais um acordo internacional ou de mais uma formalidade ou norma a ser cumprida. É um movimento real e mais que necessário de alerta global para o uso racional de antimicrobianos e o risco de resistência microbiana aos princípios ativos ainda disponíveis. 

No Brasil as ações de conscientização ou de controle do uso de antimicrobianos estão aparentemente tímidas, principalmente no comércio veterinário. Apenas recentemente foi introduzida a obrigatoriedade do receituário duplo obrigatório para a aquisição de antimicrobianos em farmácia humana e observamos grandes esforços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária através de programas como a Rede RM (Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde) e o Educanvisa (Educação em Vigilância Sanitária), porém nas casas agropecuárias os antimicrobianos ainda podem ser adquiridos livremente. 

O primeiro "avanço" observado na área animal foi a instituição da "Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais - CPRA" pelo MAPA, publicada no Diário Oficial da União do último dia 24 de maio (PORTARIA Nº 45, DE 23 DE MAIO DE 2016). Conforme a Portaria, apenas comporão a Comissão membros do próprio Ministério e esta "poderá convidar servidores do MAPA, bem como especialistas vinculados a órgãos e entidades nacionais, públicos ou privados, e a organismos internacionais, cuja presença seja considerada necessária para o cumprimento do disposto nesta Portaria". Isso deixa claro que o avanço no controle e no abuso de antimicrobianos na área animal no Brasil não vai cessar tão cedo... Ponto para a indústria farmacêutica. Precisamos encontrar alguma maneira de pressionar o MAPA a parar de agir em prol da indústria e começar a agir em favor da saúde humana!

E você, o que vai fazer quanto a isso?



Links externos: 
Consenso sobre uso racional de antimicrobianos - ANVISA: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd08_03.pdf
Uso racional de medicamentos - Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/uso_racional_medicamentos_temas_selecionados.pdf
Projeto Educanvisa - ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Pos+-+Comercializacao+-+Pos+-+Uso/Fiscalizacao/Assunto+de+Interesse/Propaganda/Propaganda+antigo/Assunto+de+Interesse/Acoes+Educativas/Projeto+Educanvisa+Educacao+em+Vigilancia+Sanitaria

Antimicrobial resistance - WHO (publications): http://www.who.int/drugresistance/en/
2015 WHO Campaign: http://www.who.int/mediacentre/events/2015/world-antibiotic-awareness-week/waaw-toolkit.pdf
Antimicrobial resistance - OIE: http://www.oie.int/en/for-the-media/amr/
Antimicrobial resistance - FAO: http://www.fao.org/antimicrobial-resistance/en/ 
Antibiotic / Antimicrobial resistance - CDC: http://www.cdc.gov/drugresistance/

http://www.fao.org/3/a-i4296t.pdf




Nenhum comentário: