domingo, 12 de dezembro de 2010

Influenza: mais uma temporada

Recebido do ProMED. Será mais um alerta de pânico? Vamos aguardar a temporada...
INFLUENZA A (H1N1) 2010: GRA-BRETANHA
*********************************
Uma mensagem / Una mensaje / de ProMED-mail <http://www.promedmail.org>
ProMED-mail e um programa da / es un programa de la International Society for Infectious Diseases <http://www.isid.org>

Data: Domingo, 12 de dezembro / Diciembre de 2010
De: Promed-Port <Promed-Port@promedmail.org>
Fonte: O Globo [11.12.2010]
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/12/11/gripe-h1n1-volta-gra-bretanha-mata-10-923253669.asp

Gripe H1N1 volta à Grã-Bretanha e mata 10

O vírus H1N1 da gripe suína, que assolou o mundo no ano passado, voltou à Grã-Bretanha, matando dez pessoas nas últimas seis semanas, disseram as autoridades de saúde, neste sábado. A Agência de Proteção da Saúde da Grã-Bretanha (HPA) disse que as dez mortes ocorreram em adultos, todos abaixo de 65 anos, e na sua maioria, com problemas de saúde pré-existentes.

"Nas últimas semanas, temos visto um aumento no número de casos de gripe sazonal tanto do tipo H1N1 (de 2009) e do tipo B, na comunidade", declarou o professor John Watson, chefe do departamento de doenças respiratórias do HPA."Também recebemos relatos de pacientes com doenças graves, que precisaram de hospitalização e de surtos de gripe em escolas de todo o país."

A gripe H1N1 eclodiu em março de 2009 e rapidamente se espalhou pelo mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que cerca de 18.450 pessoas morreram por causa do vírus, incluindo muitas mulheres grávidas e pessoas jovens.

A OMS declarou em agosto, o fim da pandemia.

Watson disse ao jornal "Independent", que a Grã-Bretanha parecia estar na "vanguarda" do mais recente surto, com outros países europeus começando a ter seus primeiros casos de gripe suína.

A HPA disse que frequentemente acontece do caso de a cepa de uma pandemia tornar-se a cepa sazonal mais comum durante a próxima estação de gripe, portanto o retorno do H1N1 não foi uma surpresa.
Uma porta-voz da HPA disse que houve um aumento do relato do número de casos de gripe, nos consultórios médicos da Grã-Bretanha, mas isso era esperado durante os meses de inverno. "Em termos de números de casos de gripe, isso não é nada incomum", disse.

Comentário: [Este seria um início precoce da temporada de influenza, porém, nada anormal. Não sei se 10 óbitos por influenza em 6 semanas são esperados ou não na Inglaterra. Parece que o número não é muito exagerado – ljs]

Nenhum comentário: