sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Epi 2008

Com data de 20 a 26 de outubro de 2008, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. A SNCT tem tido um êxito grande com participação crescente a cada ano. Em 2007, foram realizadas quase 10.000 atividades, em cerca de 400 cidades e com a participação de aproximadamente 1.400 instituições de ensino e pesquisa e entidades diversas. Esperamos que seja ainda melhor e mais ampla em 2008. Isto dependerá também de sua participação! Convidamos a todos os pesquisadores, professores, profissionais da área, comunicadores da ciência, estudantes e a todos os interessados a se integrarem às atividades da SNCT.

[Para a SNCT estamos bem em cima da hora... mas acho que poderemos programar algo para 2009, não acham??? O estado do Mato Grosso só tem UM evento cadastrado até hoje, no município de Cuiabá...]
...................................................................................





Nosso tema abordará os seguintes eixos:

Construção: A Epidemiologia é uma de várias disciplinas e o epidemiologista um de vários atores envolvidos na melhoria da saúde das populações. A palavra construção enfatiza o papel-chave da Epidemiologia enquanto disciplina integradora em um contexto multi e transdisciplinar.

Saúde para todos: Ao resgatar essa meta dos anos 1970, salientamos o papel da Epidemiologia em nível nacional e local na criação, manutenção e renovação de um sistema universal de saúde. Nesse contexto, é essencial abordar o papel das questões relativas à equidade e à inclusão de grupos marginalizados. As conquistas do Sistema Único de Saúde brasileiro serão um componente essencial dessa discussão.

Métodos: A Epidemiologia emprega métodos para estimar freqüência de doença, estabelecer relações exposição-doença, testar novas intervenções e avaliar o sistema de saúde. A idéia de método engloba também a construção e a avaliação de serviços preventivos e curativos que propiciem práticas baseadas em evidências em todos os níveis de atenção.

Mundo em transformação: As mudanças enfrentadas pela humanidade no inicio do Século XXI serão ressaltadas: transições epidemiológica e demográfica, alterações ambientais, progresso na capacidade de pesquisa ao redor do mundo para investigar problemas de saúde; e as crescentes desigualdades entre paises ricos e pobres, e entre cidadãos de um mesmo país, acompanhadas de iniqüidades no acesso aos benefícios do progresso científico.

Nenhum comentário: