domingo, 21 de fevereiro de 2016

Sobre a especificidade dos vírus


Estes dias estava conversando com uma amiga veterinária e surgiu a seguinte questão: os vírus da Dengue e Zika são capazes de infectar cães e gatos e causar doença clínica? Bem, a resposta é “ainda não”. Por quê “ainda não”? Em poucas palavras, porque estes vírus não têm receptores para as células de cães e gatos e ainda não mutaram o suficiente para desenvolver a capacidade de se ligarem a receptores celulares destas espécies. Isso também não significa que mutarão. De qualquer maneira, a virologia molecular é uma “caixinha de surpresas” e, até o momento, não existe cão e gato com Dengue, Zika ou Chikungunya.

Para compreender melhor a especificidade dos vírus, é necessário relembrar as ciências básicas, principalmente microbiologia (estrutura viral, replicação e evolução dos vírus), imunologia (resposta imune celular e humoral do hospedeiro, receptores de membrana, resposta imune local e sistêmica), citologia e histologia (composição e características das diferentes células e dos tecidos). A patologia e a patogenia também entram no processo de compreensão, já que são consequências da interação entre agente e hospedeiro. Por fim, a epidemiologia fecha o ciclo com os graus de interação entre agente e hospedeiro, que variam da refratariedade à total suscetibilidade.

Estrutura e genoma geral dos vírus da família Flaviviridae
http://www.abcam.com/ps/CMS/Images/Flaviviridae.jpg
Por exemplo, o vírus da raiva (RABV) é capaz de infectar mamíferos de todas as espécies, porque com a evolução do vírus este desenvolveu receptores específicos para neurônios que são exatamente os mesmos em todos os mamíferos, ou seja, os mamíferos apresentam total suscetibilidade ao vírus (desde que não sejam vacinados!). Por outro lado, o vírus da leucemia viral felina (FeLV) não é capaz de infectar pessoas. Este vírus tem receptores exclusivos para células felinas e não consegue se adaptar às células humanas. Mesmo que haja contato do vírus com as células humanas, não ocorre a infecção das células – e não ocorre a doença. Neste exemplo, as pessoas são refratárias e os felinos são suscetíveis.  A mesma ideia se aplica aos vírus Dengue, Zika e Chikungunya: são vírus com receptores para células humanas e células de primatas não humanos. Têm também receptores para as células do vetor (principalmente gênero Aedes) para que seja promovida a transmissão, porém não são capazes de infectar outras espécies animais porque não possuem receptores específicos, então: outras espécies são refratárias e humanos e primatas não humanos são suscetíveis.

Uma piadinha para descontrair
http://dna-protein.blogspot.com.br/2011/10/virus-vs-retrovirus.html





Nenhum comentário: