domingo, 31 de maio de 2009

I Seminário de Doenças Tropicais e Infecciosas de Mato Grosso

Notícia obtida da Secretaria de Estado de Saúde (http://www.saude.mt.gov.br/portal/noticias/noticia.php?id=2705)

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso - Cuiabá
Data do evento : 03, 04 e 05 de Junho
Contatos: 9251-4474 / 8402-8039
Outras informações:
Público Alvo:
- Estudantes de nível médio e superior da área de saúde
- Profissionais de saúde
- Funcionários das secretarias de saúde
- Comunidade em geral

Pontos de inscrição:
- Livrarias Janina
- Alunos do 7° Semestre de Enfermagem da UFMT

Investimento:
- Estudantes: R$ 35,00
- Profissionais e interessados em geral: R$ 70,00

Saúde do Estado é parceira no I Seminário de Doenças Tropicais e Infecciosas de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) participa como parceira do I Seminário de Doenças Tropicais e Infecciosas de Mato Grosso, a ser realizado de 03 a 05 de Junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento está sendo organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso e tem como parceiro, além da SES/MT, o Ministério da Educação.

O objetivo do seminário é apresentar e discutir a situação atual das principais enfermidades endêmicas que afetam a população do Estado de Mato Grosso: Dengue, Malária, Leishmaniose, Hanseníase, Hepatite, HIV/AIDS, Tuberculose e Hantavirose.

Foram convidados a participar às sessões do evento os trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde, das Secretarias de Saúde dos municípios de Mato Grosso, os acadêmicos da área da saúde, os profissionais de saúde das instituições privadas e a comunidade em geral interessada nos temas abordados pelo seminário. Estima-se que o número de participantes deverá alcançar, aproximadamente, 500 pessoas.

“Essa discussão visa propiciar aos acadêmicos e profissionais de saúde a oportunidade de adquirir conhecimentos atualizados sobre as doenças tropicais e infecciosas e a integração entre esses profissionais”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Siriana Maria da Silva.

PROGRAMAÇÃO - O I Seminário de Doenças Tropicais e Infecciosas de Mato Grosso será constituído por oito Mesas Redondas, cada uma abordando uma doença tropical e infecciosa.

A abertura do evento será na Quarta-feira (03/06), às 19h00, seguida pela palestra “Situação Atual das Doenças Tropicais e Infecciosas no Brasil”, das 20h00 às 21h30.

Na Quinta-feira (04/06), às 8h00, acontece a abertura da 1ª Mesa Redonda, sob o tema “Situação do HIV/AIDS no Brasil e no Estado de Mato Grosso ” e, a seguir, às 10h00, a 2ª Mesa Redonda, que falará sobre “Situação Atual da Hanseníase no Brasil e no Estado de Mato Grosso”. Nesta Mesa Redonda está prevista, também, a participação da ONG DAHW, com a palestra “Atuação da DAHW no Brasil – Um Relato de Experiência”.

No período da tarde, às 14h00, a 3ª Mesa Redonda do evento abordará o tema “Situação Atual da Dengue no Brasil e em Mato Grosso”, com uma explanação específica sobre “Monitoramento do Vetor Aedes aegypti na UFMT”.

Às 16h00 será aberta a 4ª Mesa Redonda, com duas apresentações: a palestra “Situação Atual da Hantavirose no Brasil e no Estado de Mato Grosso” e uma consideração sobre a pesquisa “Dinâmica Populacional dos Roedores Silvestres no Médio Norte do Estado de Mato Grosso”.

Na Sexta -feira (05/06), às 8h00, acontece a abertura da 5ª Mesa Redonda sob o tema: “Situação atual da Tuberculose no Brasil e no Estado de Mato Grosso”, que vai até às 9h40. Às 10h00 ocorrerá a 6ª Mesa Redonda do Seminário, que tratará da “Situação Atual da Hepatite no Brasil e no Mato Grosso”.

No período da tarde, a partir das 14h00, a 7ª Mesa Redonda do evento abordará o tema: “Situação Atual da Leishmaniose no Brasil e em Mato Grosso”, seguida da apresentação do resultado da pesquisa “Levantamento Entomológico e Investigação Parasitológica Canina da Leishmaniose Visceral na área urbana de Cuiabá/MT” e uma consideração sobre os “Vetores da Leishmaniose no Estado de Mato Grosso”.

Às 16h00 será feita a abertura da 8ª e última Mesa Redonda do Seminário, sob o tema: “Situação Atual da Malária no Brasil e no Mato Grosso, seguida de uma consideração sobre os resultados da pesquisa:”Comportamento de Usuários em Relação ao Tratamento da Malaria no Município de Juruena”. O encerramento do I Seminário de Doenças Tropicais e Infecciosas de Mato Grosso será às 18h00 da Sexta -feira.

Nenhum comentário: