segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mais E. coli alemã

Notícia rcebida pelo Pro-MED (http://www.promedmail.org). Este surto e sua investigação é pura epidemiologia!!! E há mais ainda o que investigar...
Outras informações: Microbe World.


ESCHERICHIA COLI 0104 H4: EUROPA (08)
******************************
*
ProMED-mail e um programa da / es un programa de la International Society for Infectious Diseases <http://www.isid.org>

Data: Domingo, 12 de junho / Junio de 2011

De: Promed-Port <Promed-Port@promedmail.org>
Fonte: Google / AFP [11.06.2011]
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h86GYzYLiopk5PMYJO8vkqVfc
plw?docId=CNG.92bb341a9978c6994c39e0e41d06a607.1651


Alemanha confirma que brotos de feijão causaram contaminação por E. coli


BERLIM, Alemanha — Um instituto sanitário federal alemão confirmou neste
sábado oficialmente que a epidemia bacteriana que matou 33 pessoas foi provocada por brotos germinados contaminados, colocando fim às incertezas de Berlim e da União Europeia.

Os biólogos do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR)
  confirmaram os resultados das análises anunciadas na véspera pelas autoridades regionais da Renânia do Norte-Westfália (oeste). Segundo os resultados, a espécie bacteriana O104:H4 da Escherichia coli enterohemorrágica (ECEH), rara e muito perigosa, foi detectada em um pacote de brotos germinados procedente da fazenda Gärtnerhof, localizada em Bienenbüttel (norte), atualmente fechada. "Estes resultados são um passo importante na rede de testes", afirmou o diretor do instituto, Andreas Hensel. A epidemia causou 33 mortes na Europa e deixou mais de 3.000 pessoas  doentes.

O pacote de brotos germinados que foi analisado tinha sido entregue às
  autoridades por um pai de família cuja mulher e filha ficaram gravemente doentes devido à bactéria E.coli. Estes resultados põem fim a semanas de incertezas que custaram centenas de  milhões de euros aos agricultores europeus, já que os consumidores deixaram de comprar pepinos, tomates e verduras que tinham sido apontadas pelas autoridades alemãs como possíveis vetores da contaminação. O alerta foi levantado na sexta-feira. O ministério alemão de Agricultura expressou sua satisfação ao ver a causa  do mal finalmente identificada, enquanto que o comissário europeu de Saúde, John Dali, comemorou "esse acontecimento extremamente importante".

"Os consumidores europeus e os parceiros comerciais (da UE) podem agora ter
  toda confiança na segurança das verduras da União Europeia", declarou Dalli. Após o acordo de Moscou, na sexta-feira, para levantar o embargo sobre as  importações de verdura da UE, Dalli afirmou esperar que as hortaliças europeias possam empreender "o quanto antes" o caminho para a Rússia. Resta determinar como ocorreu a contaminação. "Continua confuso (...). A  bactéria foi veiculada por homens ou por animais?", questionou o ministro do Meio Ambiente e Proteção dos Consumidores da Renânia do Norte-Westfália, Johannes Remmel. A ministra alemã da Agricultura, Ilse Aigner, anuncia por sua vez um reforço  dos controles de higiene relativos à produção de brotos germinados, na edição deste domingo da revista Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. Esses brotos de lentilha, alfafa, soja, etc, são produzidos em condições de  calor e umidade, e os cientistas os consideram possíveis vetores de bactérias patogênicas como a E.coli e a salmonela. Dalli prometeu que esta crise "levará a um reforço de nossos sistemas de  alerta" europeus.


Nenhum comentário: