quarta-feira, 6 de julho de 2011

Febre Aftosa: mais um estado livre!

Do G1.com - 04/07/2011 18h45 - Atualizado em 04/07/2011 20h54

Espírito Santo está livre da febre aftosa, diz Idaf

Estudo foi divulgado nesta segunda-feira (4).
Ações são exigências da União Europeia para importação da carne.

O Espírito Santo está livre da febre aftosa neste momento. Um estudo realizado pelo Instituto de Agropecuária e Florestal (Idaf), finalizado nesta segunda-feira (4), comprovou a ausência do vírus no estado. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que todos os resultados deram negativo, o que mantém o status capixaba de zona livre da febre com vacinação. As ações são exigências da União Europeia para a importação da carne brasileira.

Inquéritos
Segundo o Governo do Estado, o diretor do instituto, Fabiano Fiúza Rangel explica que foram duas as frentes de atuação. A primeira consistiu em avaliar a eficiência da vacinação, o que possibilitou estimar o percentual de cobertura imunitária alcançado pelas duas campanhas anuais. Este trabalho contemplou 34 propriedades e um total de 198 bovinos. O outro estudo teve o objetivo de comprovar a ausência da circulação do vírus causador da enfermidade. Foram coletadas amostras de 1548 animais, em 18 municípios, envolvendo 54 propriedades escolhidas pelo Mapa. As amostras foram submetidas a exames nos Laboratórios Nacionais Agropecuários de Minas Gerais e Pernambuco.

Rangel ressalta que estas ações só foram possíveis devido à colaboração dos pecuaristas, que receberam os técnicos do Idaf em suas propriedades e permitiram a coleta de sangue dos animais. “É importante destacar que os bovinos nos quais foram feitos exames não puderam transitar até o resultado dos mesmos. Por isso, o apoio dos produtores rurais foi fundamental no processo. Eles compreenderam que a comprovação da ausência do vírus reverte-se em benefícios para eles próprios, pois fortalece o circuito pecuário e amplia as possibilidades de mercados” disse.

***************************************
Do Mapa - 04/07/2011 17:20 Proteção: Auditorias avaliam controle da febre aftosa no Nordeste e Norte

Saiba mais
O Ministério da Agricultura reconhece como de risco médio de febre aftosa os seguintes estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e a região Centro-Norte do Pará. Em alto risco encontram-se Roraima, Amapá e as demais áreas do Estado do Amazonas.

Hoje, 15 unidades da federação são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) como livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Além disso, detêm esse status a região Centro-Sul do Pará e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas.

O rebanho brasileiro conta com 208,4 milhões de animais. A imunização é praticada em todos os estados e no Distrito Federal, com exceção de Santa Catarina, considerado livre da enfermidade sem vacinação, desde 2007, pela OIE.

Em 2010, o índice de cobertura vacinal dos animais brasileiros foi de 97,4%, o que representa a aplicação de 324,2 milhões de doses de vacinas em bovinos e búfalos.

Leia também do MAPA - 27/05/2011 10:30 Sanidade: OIE declara zonas de proteção livres de aftosa com vacinação - Rebanhos localizados na Bahia, Tocantins e Rondônia conquistam reconhecimento internacional com a medida. 


Nenhum comentário: