sábado, 13 de setembro de 2008

Ainda sobre Raiva

Recebi ontem (12/09/2008) um informativo do Promed-Por (http://www.promedmail.org) sobre o aumento dos casos de raiva no estado de Rio de Janeiro-Brasil; segue abaixo o conteúdo deste alerta.

RAIVA ANIMAL, AUMENTO - BRASIL (RJ)
*************************************
Uma mensagem / Una mensaje / de ProMED-mail <http://www.promedmail.org>
ProMED-mail e um programa da / es un programa de la International Society
for Infectious Diseases <http://www.isid.org>


Data: Sexta-feira / Viernes, 12 setembro / Septiembre de 2008
De: Flavia Feijo
Fonte:O Globo [10.09.2008]


Secretaria de Agricultura alerta sobre aumento de casos de raiva transmitida por morcegos

Rio - A Secretaria estadual de Agricultura do Rio lançou nesta quarta-feria um alerta sobre o aumento do número de casos de raiva animal provocadas por morcegos hematófagos. No período de 2000 a 2007, casos de raiva em herbívoros (bois, cavalos, ovelhas e cabras) e porco foram detectados em 76 dos 92 municípios do estado. Os números, que representam 82,6% do total do território fluminense, acenderam a luz amarela para a necessidade de adoção de medidas eficazes para combater essa zoonose.

Segundo o Superintende de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de
Agricultura, Flávio Tavares, entre as medidas de prevenção já adotadas, estão a vacinação, o controle populacional dos morcegos hematófagos(transmissores do vírus da raiva) e a educação sanitária, com a divulgação da enfermidade e sua prevenção. A Secretaria de Agricultura estuda a obrigatoriedade da vacinação em todo o rebanho suscetível à doença. Atualmente, a imunização só é obrigatória em áreas onde há foco da doença.

A raiva é uma doença letal que traz grandes prejuízos, contudo a vacina é de baixo custo e alta eficácia. Para o pecuarista, o retorno é muito maior do que o investimento realizado - explicou.

Tavares orientou os produtores a procurar imediatamente o Núcleo de Defesa Agropecuária mais próximo em caso de suspeita de animais com raiva. A manipulação de animais suspeitos de raiva oferece grande risco, principalmente para pessoas não treinadas nem imunizadas. Caso isso ocorra deve-se procurar imediatamente um posto de saúde para atendimento.

Nenhum comentário: