sábado, 4 de outubro de 2008

Vigilância da tuberculose humana.

Os textos do Promed-Port realmente são inspiradores, sobretudo quando alguma informação é passada erroneamente.
Segue abaixo o informativo que recebi hoje sobre a notável vigilância da tuberculose humana no Canadá e, a exemplo do texto sobre raiva, meus comentários seguem abaixo. Lembrando que o texto está em PT-PT (portanto não é a grafia que está incorreta...).

TUBERCULOSE, RISCO - CANADA (ONTARIO)
*************************************
Uma mensagem / Una mensaje / de ProMED-mail <http://www.promedmail.org>
ProMED-mail e um programa da / es un programa de la International Society for Infectious Diseases <http://www.isid.org>

Data: Sábado, 04 de outubro / Octobre de 2008
De: Rodrigo Nogueira Angerami
Fonte: Portugal Diário [02.10.2008]
http://diario.iol.pt:80/internacional/canada-tuberculose-iol-saude-ultimas-noticias/997936-4073.html

As autoridades de saúde pública da província do Ontário estão à procura de 27 pessoas que podem ter sido expostas ao vírus da tuberculose durante uma excursão de autocarro, realizada em Agosto passado.
Segundo noticia a agência Lusa, o chefe do gabinete de saúde pública do Ontário, David Williams, afirmou que um dos passageiros tinha sintomas de tuberculose infecciosa, podendo ter transmitido o vírus a outras pessoas durante a viagem.
O responsável admitiu que o risco de infecção é baixo, sublinhando, no entanto, a necessidade das pessoas fazerem testes.
A excursão, que tinha como destino Detroit, Estados Unidos, passou pelas cidades de London, Toronto e Windsor, na província do Ontário.
O passageiro infectado foi interceptado pelas autoridades norte-americanas na fronteira entre Windsor e Detroit.
Os 15 passageiros que ainda permaneciam dentro do autocarro estão, neste momento, sob observação das autoridades de saúde pública norte-americanas e do Ontário.
O passageiro infectado está em Windsor, em regime de quarentena, de forma a prevenir outros possíveis contactos.

Comentário:
[O risco é real, várias horas num ônibus, certamente de janelas fechadas, é um risco apreciável. Isso deve acontecer inúmeras vezes em países com menos controle e com mais tuberculose - ljs]
-------------------------------------------------
ProMED-Port
[Visite nosso site, com versao em portugues e mecanismo de busca, tambem em portugues:
http://www.promedmail.org [clique na bandeira portuguesa] - ljs]

*************************************

Meus comentários:
Você leitor, conseguiu detectar o único erro deste texto? É grave um texto sair de Portugal, atravessar o Atlântico e chegar ao Brasil dizendo que tuberculose é causada por vírus. Nem aqui, nem na Europa, nem no Canadá a tuberculose é viral. Tuberculose humana é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e, pelo caráter zoonótico, podem haver outras espécies de Mycobacterium envolvidas no acometimento de pessoas (M. bovis, M. avium...).

Esta bactéria pertence à família Mycobacteriacea, gênero Mycobacterium, sendo listadas até o momento 130 espécies e 11 subespécies (Confira no Euzéby todas as espécies). É um bacilo Gram-positivo com grande quantidade de ácido micólico em sua parede celular, o que o torna um Bacilo Álcool-Ácido Resistente (veja mais informações aqui no site do Programa Nacional de Controle de Qualidade). A tuberculose é uma doença que acomete principalmente os pulmões, transmitida via aerossóis e é considerada reemergente. Mas não estamos aqui para discutir as micobactérias e sim o Sistema de Vigilância do Canadá e Estados Unidos.

[Para aprofundar: textos para download sobre Mycobacterium e Actinomicetos de interesse em Medicina Veterinária disponíveis aqui]

O mais notável no texto, aparte o equívoco sobre o agente, é a metodologia de Vigilância e Controle Epidemiológico da tuberculose nos Estados Unidos e Canadá. Este é o melhor exemplo que poderia aparecer sobre busca ativa de uma doença em uma localidade. Diga-se de passagem que essa condição tão notável de "caça" à fonte de infecção e aos comunicantes só se dá nesses países devido ao sistema de vigilância ser absolutamente organizado e eficiente. Imagine uma fronteira na qual você é literalmente examinado para provar sua sanidade? Impressionante o diagnóstico rápido na fronteira americana! Concordo que no Canadá a possibilidade da doença passou despercebida porém, a partir da notificação americana, vale ressaltar todos os aspectos da busca ativa no Canadá como um verdadeiro estudo epidemiológico... afinal, no processo de investigação foram detectados e reconhecidos todos os comunicantes e a rota geográfica desenvolvida por eles; Além de reconhecidos houve a intervenção imediata dos agentes de Saúde Pública para a contenção da doença e, detalhe: antes mesmo dela ser confirmada ou se espalhar pelas regiões visitadas pela excursão. Nada como uma quarentena "básica"...

Imagine você, se tivéssemos um sistema tão eficiente aqui no Brasil! Claro que muitas doenças nos são consideradas endêmicas, mas nada como a vigilância pronta, ativa e organizada para tornar o sistema de saúde completo e confiável. Como é dito na propaganda do Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica) "...temos um longo caminho a percorrer..." e não é de nossa competência resolver todos os problemas de saúde pública brasileiros. Imagine instituir quarentena a pessoas no Brasil? pela mentalidade de nossos conterrâneos isso seria um absurdo. Acredito que para termos um sistema de saúde eficiente temos que, em primeiro lugar, ter uma educação eficiente, livre de fraudes e tendências(e não via Ideb...).
Veja como o Ideb é calculado aqui.

Ai, se Koch soubesse do Ideb!!!

Nenhum comentário: